data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (arquivo/Diário)
Clube esmeraldino mantém categorias de base e pensa em reativar o departamento profissional
O Riograndense completa, nesta sexta-feira, 109 anos de vida. Apesar da ausência no futebol profissional desde 2017, quando desistiu da disputa da Terceirona em meio à competição, o clube esmeraldino busca se reerguer, entrar nos trilhos e, em breve, retomar o time principal. A atual direção começou o ano anunciando as atividades das categorias de base e, mesmo com a pandemia, que impõe algumas limitações para o cumprimento de protocolos, segue com treinamentos para meninos do sub-7 ao sub-20. São cerca de 106 atletas no total. As categorias sub-7 e sub-9 praticam atividades duas vezes por semana, o sub-13, sub-15 e sub-17, três vezes semanais, e o sub-20, de segunda a sexta.
Desde o final do ano passado, quem comanda o Periquito é a médica Maria de Lourdes Pinto Trindade. Ela encara com otimismo o desafio de recolocar o clube no cenário estadual.
- Estar à frente do Riograndense no aniversário dos 109 anos, é um grande desafio, pois além do clube ser mais que centenário, estamos trabalhando muito para trazer o Periquito para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Pensamos no retorno ao futebol e queremos ver o clube brilhando e galgando um lugar na primeira divisão do futebol gaúcho, recebendo grandes jogos em seu estádio, com a presença da torcida - afirma Maria de Lourdes.
Para falar, verdadeiramente, em retomada do time profissional, a presidente reforça que está em busca de um aporte maior de associados.
O estádio
Um dos grandes problemas que acompanha o Riograndense, nas últimas temporadas, é a liberação do Estádio dos Eucaliptos para poder receber jogos de competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol. Solucionar este imbróglio é mais uma das tarefas da presidente.
- Estamos com o cercamento do estádio e o aterramento das arquibancadas próximos de serem concluídos. Agora, partiremos para a pavimentação da Alameda dos Ferroviários (rua que dá acesso ao clube) - esclarece a mandatária.
Para concluir as obras, a assessoria do Periquito divulgou na última semana a campanha "Esmeraldino em Construção". Quem quiser auxiliar, pode fazer a doação de tijolos, areia, cimento, brita, malha de ferro, cal, azulejo, piso, cimento cola, tubos, e tintas verde e branca. Os telefones para encaminhar a doação são (55) 99971-1296, (55) 99208-0728 e (55) 99903-4972.
Copa Cacequi
As equipes sub-15 e sub-17 do Riograndense estarão na disputa da Copa Regional Cacequi, que tem previsão para começar no próximo dia 16, conforme a classificação das cores das bandeiras dentro do Distanciamento Controlado.
O torneio começa com os confrontos realizados entre as equipes locais. Além dos meninos do Periquito, estarão na disputa Marítimo, Ser Santos e o polo santa-mariense da Escolinha da Chapecoense.
As finais serão disputadas em Cacequi com a presença dos dois melhores times de cada grupo. A abertura do campeonato será no Estádio dos Eucaliptos e terá narração e transmissão via Facebook do clube.